05 setembro 2011

Por que as Mulheres Procuram Livros de Auto-Ajuda?



POR QUE AS MULHERES PROCURAM A AUTO-AJUDA
 ENQUANTO OS HOMENS PROCURAM A “AUTO-ILUSÃO”?

 Texto retirado de parte do Capítulo I do livro Deixe de Ser Besta!... e Seja Mais Feliz.

As mulheres descobriram a importância de pesquisarem, trabalharem e praticarem o seu autoconhecimento desde cedo.

Nós tentamos trazer estes ensinamentos para a nossa vida prática, a cada livro ou artigo de revista lido, a fim de evoluirmos, melhorarmos a vida das pessoas (amiga, filhos, marido, colega) ou o ambiente a nossa volta, com aquele nosso jeito solícito de ser.

Assim, ficamos atentas para nos capacitarmos a cada dia a enfrentar as mudanças que ocorrem neste mundo tão impermanente.

Mas, o mesmo não ocorre com os nossos companheiros de jornada terrena(!).  É por isso que vou listar alguns motivos básicos sobre o porquê dos homens (na sua maioria) desprezarem ou desqualificarem tal literatura.

1.                 Porque eles se acham deuses, perfeitos e indispensáveis para fazerem qualquer mulher feliz... só com a sua presença maravilhosa em nossas vidas.  (Já comecei bem!)

O que é um grande equívoco porque nós queremos tudo de bom, e o que os livros de auto-ajuda nos mostram é uma infinidade de oportunidades de sermos felizes, sem vincularmos nossa felicidade ao outro, muito menos ao sentimento de posse pelo outro, pois nós sabemos, ao contrário dos homens, que o outro (filhos, maridos, amigos) não nos pertence.


2.                 Porque eles sabem que já é bom demais terem nascido homens, pois estes seres foram muito enaltecidos por sucessivas gerações de mães (estava demorando de sobrar a culpa para a mãe!) e pais, orgulhosamente  machistas, que supervalorizam o filho macho.

Como a situação sempre foi muito boa para os homens, para que mudar?  Para que melhorar? Impossível!  Então, eles passam a rejeitar tudo que pode vir a desestabilizar seu domínio (queria mesmo dizer império!), inclusive a independência emocional e financeira das mulheres.  Ou você já se esqueceu que, no mundo, as mulheres, apesar de mais qualificadas profissionalmente que os homens ainda ganham menos que eles? No Brasil as mulheres recebem, em média, 60% dos valores dos salários masculinos.  Calma, têm países bem piores, por isso não chore ainda!  Continue lendo, porque este livro não é para chorar, é para rir (esqueceu?), se revoltar e tentar mudar isso.

3.                 De que vale um homem ler sobre autoconhecimento se ele não quer se conhecer melhor, pois a opinião que ele tem sobre si já é o máximo?  No entanto, se autoconhecimento significasse “conhecimento sobre auto” (digo, automóvel), aí, sim...  Eles correriam para a próxima livraria e lutariam entre si pelo último exemplar. (Adorei esta parte!)

4.                 De que adianta o homem ler sobre auto-ajuda se ele já se ajuda bastante e a todo minuto... pedindo ainda a sua ajuda(!), pois seu umbigo está no centro das suas atenções e ele não tem nem interesse em olhar ao redor, porque estará perdendo tempo?  Além de não terem o menor interesse em ajudar as mulheres (que já estão muito ousadas, mandonas e exigentes!).  Ao seu ver, os filhos também têm de tudo o que eles não tiveram na sua infância (voltando-se rapida e novamente só para o seu próprio umbigo...) e estão reclamando do quê?


5.                 Para que ler tanto sobre temas que não têm nenhuma serventia ou aplicabilidade no seu mundo perfeito, além deles, homens, terem uma péssima memória (mulher é que não se esquece de nada e também não esquecemos fácil quando aprontam com a gente... o que é péssimo!) e por isso não vão se lembrar de nenhum ensinamento que foi lido, assim que fechar o tal livro?


6.                 Como é que eles vão poder ler esses livros de autoconhecimento escondido das outras pessoas, se eles já perdem tanto tempo no toilette lendo revistas pornográficas escondido, e que, por sinal são muito mais necessárias, por terem a literatura do tipo que chamaríamos facilmente de “auto-ilusão” (amei este novo conceito que acabei de criar!), por se iludirem ao pensar que aquelas mulheres peladas estão fazendo caras e bocas para eles(!)...; e que existe a mulher perfeita, linda, sensual e extremamente sexual 24 horas por dia, bem disponível só para ele!  Além de estarem mudas na foto.  Porque, só para cair na real, mulher só consegue ficar calada em foto(!)  Mas, nem assim eles percebem que “estão viajando!”


7.                 Os homens temem, e com muita razão, que nós, mulheres, ao lermos  tais livros de autoconhecimento iremos nos conhecer melhor e desejarmos que eles melhorem também... Como é possível melhorar o que já é ótimo?

Assim, aumentando o nosso nível de exigência feminino, bate a maior insegurança (companheira fiel dos homens) e o seu mundo, bem como o seu membro sexual vêm abaixo!

Lembro-me muito bem que após o lançamento do meu primeiro livro, o Guia Básico para a Mulher Competente ser Fútil Burra e Mais Feliz, pelo menos dois amigos me perguntaram: “ – Tânia, tem alguma coisa no seu livro que ’detone’ com a gente?”  Quando respondi a ambos: “ – Não.  E, por um acaso, vocês precisam de mim para se ‘detonarem’?  Isso vocês já  fazem sozinhos... “ 

                Texto retirado de parte do Capítulo I do livro Deixe de Ser Besta!... e Seja Mais Feliz, de Tânia Motta Nogueira Reis.