07 novembro 2014

Homenagem a Cecília Meireles - coragem, inteligência e sensibilidade


Nossa ONG de mulheres homenageia nesta data, 7 de novembro, uma das maiores poetisas brasileiras (e saibam que temos muitas delas), que teve o seu primeiro livro publicado em 1919, chamado “Espectros”, numa época em que as mulheres não tinham muita voz para escrever e até usavam pseudônimos masculinos, para terem seus textos publicados.


 
Cecília Meireles faria 112 anos, se ainda estivesse entre nós, mas como seus livros, peças de teatro, textos e pensamentos são atemporais, ela, com certeza, escreveria suas mesmas sábias frases, na data de hoje.  Sua obra mais conhecida, publicada em 1953, intitula-se “Romanceiro da Inconfidência”.

Cecília Benevides de Carvalho Meireles (1901 – 1964) foi poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira. Sendo considerada uma das vozes líricas mais importantes das literaturas de língua portuguesa, militou em favor da educação.

 

Neste momento que se avizinha a data da proclamação da República do Brasil, 15 de novembro,  reconhecemos que escrever é registrar seus pensamentos, conhecimentos e valores, o que requer coragem e determinação.  Assim sendo, a todas as jornalistas brasileiras, escritoras e poetisas, nossa gratidão por cada palavra escrita, pela coragem e liberdade de expressá-las.






Texto por Tânia Motta Nogueira Reis, advogada, escritora e terapeuta transpessoal.