08 março 2021

Como seria esta pandemia COVID-19 sem a mulher?

Neste Mês da Mulher, precisamos nos questionar sobre a importância da atuação de cada mulher no mundo de hoje.  E esta pergunta é para você refletir e honrar cada mulher que encontrar dentro da sua casa (ou virtualmente, é claro!)  Afinal, este lockdown, que estamos vivenciando em março de 2021, não nos permite encontrar pessoas, aglomerar ou comemorar nosso Dia Internacional da Mulher.




Para começar nossa avaliação, quero lhe lembrar que os três primeiros países que tiveram melhor desempenho de bons resultados nesta pandemia são governados por mulheres; as cientistas que estão pesquisando na linha de frente do COVID são, na sua maioria, mulheres;  e as profissionais mulheres estão saindo para trabalhar e ficando para trabalhar: fazendo home office, homeschooling (fazendo as tarefas escolares com os filhos) e fazendo o trabalho de casa (alimentação, abastecimento de compras, saúde fisica e emocional,  limpeza do lar, cuidado dos idosos) também são mulheres.

Nesta breve análise, imaginamos que o lar seja o ambiente ideal para a família conviver em segurança nesta pandemia.  Muito pelo contrário, a violência doméstica aumentou de forma acelerada nesta pandemia em todos os países do mundo.

Portanto, neste Mês da Mulher, quero convidá-los a valorizar a mulher, assumir a execução das tarefas domésticas e educação da família (que é obrigação de todos), respeitar o espaço do outro de forma gentil, acolher o luto do outro de forma fraterna, atender aos protocolos de segurança COVID (máscaras, distanciamento social, etc.) e criar um ambiente saudável onde você estiver.



Com essas atitudes diárias,  celebraremos o mês da mulher, o ano da mulher e o milênio da mulher com a paz que todos necessitamos ter para formatarmos um mundo melhor.  A paz mundial começa em casa.

Tânia Motta Nogueira Reis - advogada, escritora, tradutora, conferencista nacional e internacional, palestrante motivacional bilíngue, ex-diretora da IAHL – International Alliance of Holistic Lawyers (Associação Internacional de Juristas Holísticos, de 1998 a 2010), com sede nos EUA. Empresária e consultora em Gestão Empresarial com Valores Humanos.  Sócia-fundadora da Nogueira Reis Consultoria Empresarial Ltda. (desde 1989). Fundadora e presidente da MONGA – Mulheres Organizadas e Não Governadas Anônimas (desde 2002), ONG que trabalha pelo empoderamento feminino, educando para afastar a violência doméstica.  É ativista pelos direitos das mulheres e pela paz nos lares. 


Compartilhe esta mensagem com cinco mulheres que você admira.

Conheça o site da nossa ONG de mulheres: www.monga.com.br