29 abril 2014

Dia Nacional da Mulher - 30 de abril


 
 
Em comemoração aos 100 anos de nascimento de Jerônima Mesquita, uma das primeiras brasileiras a lutarem pelos Direitos da Mulheres, a data do Dia Nacional da Mulher foi escolhida e instituída pela Lei nº 6.971/1980.  

Quem foi Jerônima Mesquita?


Filha de ricos e cultos barões do café, em Minas, Jerônima nasceu em 30 de abril de 1880, casou-se aos 17 anos e, dois anos depois, divorciou-se. Seguiu para Paris, em plena I Guerra Mundial, em 1914, e ingressou como voluntária da Cruz Vermelha da França e depois serviu à Cruz Vermelha Suíça. Ela retornou ao Brasil ao lado das companheiras Stela Duval e Bertha Luz, momento no qual fundou, em 1922, a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF).

Nesse mesmo ano, o Brasil vivia períodos importantes: o surgimento do Movimento Modernista e a fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Jerônima construiu história e lutou intensamente pelo direito ao voto feminino, atuando no movimento sufragista de 1932, que conquistou legalmente o direito ao voto, com o Código Eleitoral. Nesse período, lançou o Manifesto Feminista:

“As mulheres, assim como os homens, nascem membros livres e independentes da espécie humana, dotados de faculdades equivalentes e igualmente chamados a exercer, sem peias, os seus direitos e deveres individuais, os sexos são interdependentes e devem, um ao outro, a sua cooperação. A supressão dos direitos de um acarretará, inevitavelmente, prejuízos pra o outro, e, consequentemente, pra a Nação”.  - Este é um trecho do Manifesto Feminista, de autoria de Bertha Lutz, Maria Eugênia e Jerônima Mesquita, escrito em 14 de agosto de 1934.

Mais  tarde, Jerônima Mesquita fundou o Movimento Bandeirante, grupo de mulheres uniformizadas (uniformes com influência militar), que tinham como atividades: aulas de primeiros socorros, enfermagem e puericultura.

 

 

Jerônima também participou da fundação do Conselho Nacional das Mulheres do Brasil (CNMB), organização que tem como finalidade a defesa da mulher. Dentre as principais conquistas estão: o direito ao voto, as fundações da Pró-Mater (hospital beneficente para acolhimento de gestantes pobres) e da Associação Cruz Verde, que lutou contra a fome, a febre amarela e a varíola no início do século 20. Sua atuação pelo direito da mulher ao voto foi veemente.

No início do século XX, esta mulher brasileira que estudou na Europa, Jerônima Mesquita, ao retornar ao Brasil, trouxe consigo a coragem de  enfrentar as situações contrárias às mulheres,  unindo-se a um grupo de senhoras combativas e se tornando  uma das  primeiras feministas brasileiras, bem como assistencialista e sufragista.  Ela lutou por inúmeras causas, sendo uma respeitável  mineira de Leopoldina, nascida em 30 de  abril de 1880. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, onde morava, em 1972.  Em homenagem à sua data natalícia, um grupo de feministas trabalhou para que a data de 30 de abril se tornasse o Dia Nacional da Mulher. Isso ocorreu pela lei nº 6.791/80, sancionada pelo Presidente João Figueiredo. 
Fontes de pesquisa: Textos da internet compilados por Tânia Motta Nogueira Reis.

Mais de um século de lutas e conquistas se passa e continuamos nas mesmas buscas pela equidade de gênero e políticas públicas para mulheres contra a violência doméstica.



Que as datas, abaixo mencionadas, sirvam de marcos para que, durante o ano, possamos endereçar estes temas para eventos nas escolas, programas de educação na TV, nas empresas, mídias sociais e internet (sites, blogs).

Datas Importantes para trabalharmos o ativismo feminino:

01 de Fevereiro - Ratificação pelo Brasil da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW, ONU)


08 de março - Dia Internacional da Mulher

 
25 de abril - Dia Latino-Americano da Mulher Negra

 
27 de abril - Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica

30 de abril - Dia Nacional da Mulher

28 de maio - Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher

30 de maio -  Dia de Luta pela Maior Participação Política das Trabalhadoras Rurais

07 de agosto - Sanção da Lei 11.340/06 que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher (Lei Maria da Penha)

06 de setembro - Dia Internacional pela Ação pela Igualdade da Mulher

14 de setembro - Dia latino-americano da imagem da mulher nos meios de comunicação

23 de setembro - Dia internacional contra a exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças.


Na data de hoje, compartilhe esta mensagem com as mulheres que

estão ao seu lado e que, certamente, fazem a sua vida ser mais feliz.
  

 

14 abril 2014

Páscoa - momento de plantar a renovação nos corações

Como esta festividade da Páscoa vem com feriado, oportunidade de estarmos juntos aos amigos e familiares, desejamos a todos um grande momento de celebração, renascimento interior e felicidade em todos os lares.

Sugerimos que a família se reúna para produzir algo artístico e divertido, a exemplo de pintura de ovos, desenhos de coelhos ou decorar a casa com os símbolos da Páscoa.

Pensamos criativamente e fizemos algumas surpresas para sua família e você:

Plantação para você acompanhar a renovação da vida:

1) Recorte uma embalagem de suco de laranja cortada na horizontal, com a tampa voltada o lado esquerdo, em baixo, para fazer uma "torneirinha" por onde sairá a água de seu micro-canteiro.

2) Envolva a embalagem com um lindo papel de presente, coloque terra vegetal, para semear as sementes de alpiste.

3) Pinte 4 ovos e os coloque por sobre  4 espetos de churrasquinho, numa altura que o "gramado" possa cobrir as hastes do espetinho de madeira.

 
Com oito dias a plantação estará como esta foto.  Obs.: Molhar e a colocar ao sol em dias alternados.


 
 
 
Com 15 dias, o seu arranjo estará assim.
 
 
 
 
Conheça a página da nossa ONG, chamada "Friends on a Diet" no Facebook. 
 
 
Receitas divertidas para sua mesa de Páscoa:
 
Barquetes recheadas com "dip" de gorgonzola, queijo frescal, maionese e gotas de corante verde. Decoradas com ovo de codorna cozido e tomate cereja.
 
Horta da Mamãe-Coelha:
 
1) Separe uma tigela branca, fita crepe branca e crie as fileiras/quadrados, calculando conforme a foto.
 
2) Preencha as "cenourinhas" (forminhas pré-assadas, conhecidas como rabos de tatu) com um "dip" da sua preferência e as decore com folhas de salsa.  Recorte o alface em tirinhas e cubra a fita crepe, para, só então, na hora de servir (as folhas não aguentam calor), montar a horta da Mamãe-Coelha.
 
 
 
Esta horta foi criada e feita por mim, mas foi montada por Diana e Raquel.  Shirley Alves fez o recheio. 
 
 
Feliz Páscoa!

 

 

08 abril 2014

Antecipando o Dia Nacional da Mulher - 30 de abril

Anualmente, nossa ONG de Mulheres - MONGA, divulga o dia 30 de abril - Dia Nacional da Mulher, para que o trabalho pela paz nos lares continue sendo tema de atenção e foco de todos nós, maridos, mulheres, filhos e familiares.

Sabemos que essa data é menos conhecida do que o Dia Internacional da Mulher - dia 8 de março, mas muito importante, apesar da mídia dar pouco destaque à mesma.

Este ano, trabalharemos com antecedência... e saiba o porquê:



A proposta da nossa presidente Tânia Motta Nogueira Reis, para 2014, é que o nosso encontro, seja virtual, pela página da MONGA no Facebook, chamada Friends on a Diet. 

Como participar dessa dinâmica anti-estresse:

1. Crie a sua obra de arte com a casca do ovo (de preferência três unidades, para ter um "back-up", caso quebre alguma), como diz o ditado "Uma mulher prevenida vale por duas"...

2. Pinte a carinha dela com caneta hidráfica (Pilot), espere secar e pulverize verniz spray na casca toda.

3.Coloque a terra vegetal e, por cima, na última camada, semeie as sementes de alpiste.  Molhe com o conta-gota, diariamente, e as coloque ao sol a cada dois dias.

4. Tire uma foto e poste o rostinho da sua "mulher green" na nossa página.  A medida que o "cabelo" for crescendo, você vai decorando com fitinhas coloridas e fazendo os penteados possíveis.

4. Escolhemos o dia de sábado para atualizarmos as fotos, ou seja, que no dia de sábado você tenha um momento para "brincar de boneca" e postar a sua mulherzinha. 

Este ano, aproveitamos o período da Páscoa, de renovação espiritual, para renovarmos os nossos votos pela paz nos lares.  Assim, peça a cada membro da sua família que desenhe um rostinho de mulher e que cuide da "cabecinha dela" por 15 dias. 

As cabeças pintadas nas fotos só tem uma semana de plantadas e o "cabelo de alpiste verde" já começou a crescer.

Compartilhe com as amigas e conheçam, no nosso blog, logo abaixo, a matéria que explica o objetivo da página Friends on a Diet. http://monganews.blogspot.com.br/2012/09/friends-on-diet-nossa-pagina-no-facebook.html

A energia positiva e divertida já começou a rolar na minha casa, todos querem ver, pela manhã, como estão "as garotas", que ficam no armário da cozinha.

Aqui estão elas:

Oops, sujei o rostinho dela com terra, na hora de molhá-la.  Se alguém notou, claro que só pode ter sido uma mulher...rsrs   Acompanharemos o crescimento dos "cabelos verdes" através de fotos postadas aos sábados.  Aguardem...



Esperamos que você curta e compartilhe com as amigas.

Para nós, mulheres, que adoramos ver resultados, veja o ANTES e o DEPOIS...



Textos, fotos, plantação e desenhos das "garotas" por Tânia Motta N. Reis.

 

 

 

 

05 abril 2014

Páscoa – um momento de reflexão pela paz no lar.

Como esta festividade da Páscoa vem com feriado, oportunidade de estarmos juntos aos amigos e familiares, desejamos a todos um grande momento de celebração, renascimento interior e felicidade em todos os lares.

A palavra Páscoa significa passagem, originária do termo hebraico “pessach”. Esta é a maior festa do Cristianismo, a exemplo do Domingo de Páscoa que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo, data comemorada após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera do hemisfério Norte – entre 22 de março e 25 de abril.

Na religião cristã, celebra-se a Quaresma, durante o período de 40 dias antes da Semana Santa e da Páscoa, como sendo um momento de reforma interior e reflexão, em memória do sofrimento de 40 dias passados por Jesus no deserto e na cruz.

A Semana Santa, entretanto começa no Domingo de Ramos, que celebra a entrada de Jesus em Jerusalém, que estava toda decorada de ramos de palmeira para comemorar a chegada do Messias.

A Sexta-Feira Santa é o dia em que os cristãos celebram a morte de Jesus na cruz, vindo em seguida o Domingo de Páscoa, que celebra a Ressurreição de Jesus e sua primeira aparição aos seus discípulos.

Sabe-se, porém, que a Páscoa já era comemorada pelo povo judeu, antes mesmo da época de Jesus, festividade que relembrava a libertação da escravidão do povo hebreu, no Egito, por 400 anos.

 
Símbolos da Páscoa:

Coelho – este animal tornou-se um símbolo da Páscoa porque nos tempos antigos, a celebração ocorria no hemisfério Norte, no fim do inverno, quando as lebres (e, não, o coelho) apareciam nos campos com seus filhotes.  Por isso simboliza uma época de nascimento e fertilidade.
 
 
Ovo – vários povos pagãos presenteavam os amigos com ovos pintados no período da Páscoa, significando o começo da vida e o desejo de uma “passagem” para uma vida mais feliz.

Atualmente, compramos ovos de chocolate para presentear aos amigos e parentes, mas àquela época, na primavera, as lebres e ovos pintados eram os símbolos da fertilidade e renovação associados à deusa nórdica Gefjun.
 

Como as sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada, cantava-se “Lebre de Eostre, o que suas entranhas trazem de sorte para mim?”... A versão da cantiga “coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos...”, versão comercial daquela rima antiga.

 
Eostre - a deusa da Aurora:

A lebre de Eostre (a deusa da Aurora, também chamada de Ostera na mitologia nórtica e germânica) podia ser vista nas noites de lua cheia e, portanto, era naturalmente associada à Lua e às deusas lunares da fertilidade.

 
De seus cultos pagãos originou-se a Páscoa (“Easter”, em inglês e “Ostern” em alemão), que foi absorvida e misturada pelas comemorações judaico-cristãs, oriundas as festividades dos antigos povos nórdicos, que comemoravam o festival de Eostre no dia 30 de março, dando, assim, início à Páscoa, comemorada na maior parte do mundo contemporâneo.




Colomba Pascal ou pomba pascal - é um pão, estilo Panetone, muito presente na Páscoa.  Conta a lenda que, ao norte da Itália, em Lombardia, vilarejo de Pavia, houve uma invasão local do exército do Rei Albuíno, o rei dos Lombardos. Um confeiteiro do local resolveu preparar um presente para o invasor. Criou um bolo diferente, preparado com ricos ingredientes e assado no formato da pomba da paz.


Quando recebeu o presente, o invasor ficou encantado com o sabor do bolo e a sensível ideia e decidiu poupar o vilarejo do ataque. O bolo simboliza a vinda do Espírito Santo, no formato da pomba que é um símbolo cristão.




Que o espírito de união, fraternidade e amor ao próximo possa adentrar a nossa casa, quando da reunião entre amigos e familiares à mesa da Páscoa, para celebrarmos a paz nos lares.

Texto por Tânia Motta Nogueira Reis.