29 abril 2014

Dia Nacional da Mulher - 30 de abril


 
 
Em comemoração aos 100 anos de nascimento de Jerônima Mesquita, uma das primeiras brasileiras a lutarem pelos Direitos da Mulheres, a data do Dia Nacional da Mulher foi escolhida e instituída pela Lei nº 6.971/1980.  

Quem foi Jerônima Mesquita?


Filha de ricos e cultos barões do café, em Minas, Jerônima nasceu em 30 de abril de 1880, casou-se aos 17 anos e, dois anos depois, divorciou-se. Seguiu para Paris, em plena I Guerra Mundial, em 1914, e ingressou como voluntária da Cruz Vermelha da França e depois serviu à Cruz Vermelha Suíça. Ela retornou ao Brasil ao lado das companheiras Stela Duval e Bertha Luz, momento no qual fundou, em 1922, a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF).

Nesse mesmo ano, o Brasil vivia períodos importantes: o surgimento do Movimento Modernista e a fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Jerônima construiu história e lutou intensamente pelo direito ao voto feminino, atuando no movimento sufragista de 1932, que conquistou legalmente o direito ao voto, com o Código Eleitoral. Nesse período, lançou o Manifesto Feminista:

“As mulheres, assim como os homens, nascem membros livres e independentes da espécie humana, dotados de faculdades equivalentes e igualmente chamados a exercer, sem peias, os seus direitos e deveres individuais, os sexos são interdependentes e devem, um ao outro, a sua cooperação. A supressão dos direitos de um acarretará, inevitavelmente, prejuízos pra o outro, e, consequentemente, pra a Nação”.  - Este é um trecho do Manifesto Feminista, de autoria de Bertha Lutz, Maria Eugênia e Jerônima Mesquita, escrito em 14 de agosto de 1934.

Mais  tarde, Jerônima Mesquita fundou o Movimento Bandeirante, grupo de mulheres uniformizadas (uniformes com influência militar), que tinham como atividades: aulas de primeiros socorros, enfermagem e puericultura.

 

 

Jerônima também participou da fundação do Conselho Nacional das Mulheres do Brasil (CNMB), organização que tem como finalidade a defesa da mulher. Dentre as principais conquistas estão: o direito ao voto, as fundações da Pró-Mater (hospital beneficente para acolhimento de gestantes pobres) e da Associação Cruz Verde, que lutou contra a fome, a febre amarela e a varíola no início do século 20. Sua atuação pelo direito da mulher ao voto foi veemente.

No início do século XX, esta mulher brasileira que estudou na Europa, Jerônima Mesquita, ao retornar ao Brasil, trouxe consigo a coragem de  enfrentar as situações contrárias às mulheres,  unindo-se a um grupo de senhoras combativas e se tornando  uma das  primeiras feministas brasileiras, bem como assistencialista e sufragista.  Ela lutou por inúmeras causas, sendo uma respeitável  mineira de Leopoldina, nascida em 30 de  abril de 1880. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, onde morava, em 1972.  Em homenagem à sua data natalícia, um grupo de feministas trabalhou para que a data de 30 de abril se tornasse o Dia Nacional da Mulher. Isso ocorreu pela lei nº 6.791/80, sancionada pelo Presidente João Figueiredo. 
Fontes de pesquisa: Textos da internet compilados por Tânia Motta Nogueira Reis.

Mais de um século de lutas e conquistas se passa e continuamos nas mesmas buscas pela equidade de gênero e políticas públicas para mulheres contra a violência doméstica.



Que as datas, abaixo mencionadas, sirvam de marcos para que, durante o ano, possamos endereçar estes temas para eventos nas escolas, programas de educação na TV, nas empresas, mídias sociais e internet (sites, blogs).

Datas Importantes para trabalharmos o ativismo feminino:

01 de Fevereiro - Ratificação pelo Brasil da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW, ONU)


08 de março - Dia Internacional da Mulher

 
25 de abril - Dia Latino-Americano da Mulher Negra

 
27 de abril - Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica

30 de abril - Dia Nacional da Mulher

28 de maio - Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher

30 de maio -  Dia de Luta pela Maior Participação Política das Trabalhadoras Rurais

07 de agosto - Sanção da Lei 11.340/06 que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher (Lei Maria da Penha)

06 de setembro - Dia Internacional pela Ação pela Igualdade da Mulher

14 de setembro - Dia latino-americano da imagem da mulher nos meios de comunicação

23 de setembro - Dia internacional contra a exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças.


Na data de hoje, compartilhe esta mensagem com as mulheres que

estão ao seu lado e que, certamente, fazem a sua vida ser mais feliz.