03 maio 2015

Maio - Que neste Mês de Maria, Ela derrame seu manto de luz sobre nosso lar!

Todo mês de maio, vem a minha memória as missas pela manhã que assistíamos no colégio das freiras, antes das aulas, quando as crianças levavam flores, geralmente rosas dos próprios jardins e velas, para o altar de Nossa Senhora.





Era um desfile de variações de bouquet de rosas que as mães preparavam e nós levávamos com tanta responsabilidade, porque era para presentear a Nossa Senhora. 


 
 Assim, tudo ficava perfumado e decorado com flores na nossa escola e na capela.
 
 
Cantávamos hinos de louvor a Nossa Senhora, num lindo coral de crianças, freiras e professores, como:
 
 
 
 

Hoje, percebo a importância de decorar a casa com arranjos de flores, acender velas a Virgem Maria e fortalecer os laços amorosos e compassivos que criamos ao formar uma família.






Os arranjos e velas acesas nos tocam o coração e, por isso, venho fazer a mesma sugestão para as voluntárias e amigas da nossa ONG, trabalharmos mais efetivamente pela paz nos lares, através das orações em família e flores a nossa Mãe de Bondade.



Ao decorar a sua casa ou a sua mesa de jantar, explique a todos que é para receber Nossa Senhora em nossos lares.



Que a Mãe Divina derrame seu manto de luz sobre todos nós.

Texto por Tânia Motta Nogueira Reis: www.monga.com.br

07 novembro 2014

Homenagem a Cecília Meireles - coragem, inteligência e sensibilidade


Nossa ONG de mulheres homenageia nesta data, 7 de novembro, uma das maiores poetisas brasileiras (e saibam que temos muitas delas), que teve o seu primeiro livro publicado em 1919, chamado “Espectros”, numa época em que as mulheres não tinham muita voz para escrever e até usavam pseudônimos masculinos, para terem seus textos publicados.


 
Cecília Meireles faria 112 anos, se ainda estivesse entre nós, mas como seus livros, peças de teatro, textos e pensamentos são atemporais, ela, com certeza, escreveria suas mesmas sábias frases, na data de hoje.  Sua obra mais conhecida, publicada em 1953, intitula-se “Romanceiro da Inconfidência”.

Cecília Benevides de Carvalho Meireles (1901 – 1964) foi poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira. Sendo considerada uma das vozes líricas mais importantes das literaturas de língua portuguesa, militou em favor da educação.

 

Neste momento que se avizinha a data da proclamação da República do Brasil, 15 de novembro,  reconhecemos que escrever é registrar seus pensamentos, conhecimentos e valores, o que requer coragem e determinação.  Assim sendo, a todas as jornalistas brasileiras, escritoras e poetisas, nossa gratidão por cada palavra escrita, pela coragem e liberdade de expressá-las.






Texto por Tânia Motta Nogueira Reis, advogada, escritora e terapeuta transpessoal.

04 novembro 2014

Sobre a Decência - por Lya Luft


                                                                  
                                                    Texto por Lya Luft , na Revista Veja.

"Certa vez, eu ia dar uma palestra sobre educação. Ainda no hotel, conversei com alguns jornalistas. O primeiro deles a falar, um rapaz simpático, perguntou qual seria o tema da minha apresentação. Respondi: “Educação e autoridade”. Ele piscou os claros olhos e disse, espontaneamente: “Autoridade? Aquilo que diz isso pode, isso não pode?”. Achei graça e confirmei: “Isso mesmo”.

O assunto me voltou à lembrança nestes dias em que tanto se fragilizam o conceito e a instituição “autoridade” no país varado de manifestações e greves. Não quero analisar se elas são justas: geralmente têm sido. Há miséria, omissão, desencanto e injustiça demais por aqui.

Mas eu falo na questão da autoridade: quando se baseia no respeito, encontra eco. Quando mal fundamentada, vem a confusão, como nesta fase em que a inquietação pipoca em tantos pontos e momentos, em toda sorte de protesto.

Um juiz manda que grevistas voltem ao trabalho, ninguém dá bola. Decretam uma greve ilegal, ninguém se impressiona. Ameaçam com demissões, alguns voltam ao posto de trabalho, ou tudo piora. Assim, os grupos de manifestantes de várias categorias, ou juntos, atiçados por partidos políticos ou simplesmente indignados (muito justamente) com sua condição de trabalho e vida, assustados, ou finalmente encontrando sua voz, parecem não se intimidar.

Isso é bom, é ruim? Sinceramente: em outros tempos eu diria que é mau presságio. Neste momento, não me sinto com cacife para responder. Muitos dos movimentos parecem legítimos. Para atrapalhar, há o contraponto: milhões de pessoas prejudicadas por algumas centenas, é justo?

Não sou do tipo severo, não sou rigorosa demais, porém me preocupa esse singular sentimento de mal-estar, expresso por tanta gente quando diz: “Tem algo esquisito no Brasil, algo estranho paira no ar, não consigo definir bem”.

Muitas coisas inquietantes acontecem, talvez tantas que não se possam qualificar com uma expressão só. Mas um dos fatores dessa situação é a quebra da autoridade, e de seu irmão, o respeito: isso se conquista. Respeito é essencial para que qualquer coisa funcione: tem a ver com hierarquia, com cuidados, como na família – organização em que tudo começa.

Quem ama cuida e, em certos momentos, precisa exercer autoridade, sobretudo com relação a crianças e adolescentes. Pois, se os adultos não conseguem ter, e impor, um mínimo de ordem no ambiente familiar, na compostura dos filhos (e de si próprios), não haverá uma família, mas um grupo desordenado, possivelmente belicoso, confuso e de pouca ajuda na preparação para os embates da vida lá fora.

Talvez, nesse território pessoal, fosse bom deixar um pouco de lado os psicologismos (não falo da verdadeira psicologia, que pode ajudar a minimizar graves problemas individuais ou de convivência), que nos sugerem exercer quase zero de autoridade, e nada de severidade, tentando sempre “o diálogo”.
Nem sempre é possível dialogar com uma criança enfurecida ou um adolescente confuso, e uma dose amorosa de rigor pode pôr as coisas de novo em ordem, aliviando a situação.

No âmbito do que está acontecendo e do que está por vir no Brasil, me assombra e me assusta, entre outras questões, a do autoritarismo – jamais a autoridade conquistada com competência, sabedoria e honradez, cuidando de cada um de seus membros, acima e além de qualquer ânsia de poder, assim promovendo também a justiça verdadeira.

Se não somos iguais – nem devemos ser, pois cada indivíduo é único, cada grupo, região, país e cultura são únicos -, o essencial é que todos tenham a máxima dignidade para se sentir respeitados, e as melhores condições para que possam se desenvolver.

Segurança, tranquilidade, educação, saúde, moradia, transporte deveriam ser bens óbvios de cada pessoa. Copa ou não Copa, é bom rever nossos valores em todos os níveis. Pois, se continuar a generalizada inquietação social cada dia mais grave, desmoronam as instituições que nos orientam, amparam e nos tornam (ainda) uma democracia."

Lya Fett Luft, escritora brasileira, tradutora, pedagoga e professora universitária, nascida em 15.09.1938, em Sta. Cruz do Sul, RS, é colunista da Revista Veja.

27 outubro 2014

Pensamentos Filosóficos sobre as Vitórias e as Derrotas

 Ao longo dos milênios da nossa civilização, a humanidade já sofreu muitas vitórias e muitas derrotas.  Buscando filósofos e grandes pensadores, encontramos conforto nos momentos da derrota e paz interior ao entender que a impermanência da vida nos prepara e fortalece para fluir...

Quero compartilhar com você alguns desses pensamentos:



"Se você sofreu alguma injustiça, console-se; a verdadeira infelicidade é cometê-la.” ―Demócrito

Demócrito de Abdera( 470 aC-360 aC), filósofo grego que desenvolveu a teoria atômica do universo, foi discípulo do filósofo Leucipo. Demócrito nasceu em Abdera, Grécia. Escreveu numerosas obras, sobre filosofia, matemática, ética e música. 
www.monga.com.br

Free translation: "If you have suffered some injustice, console yourself; the true unhappiness is
to commit it."     - Democrito de Abdera


Como advogada holística (com enfoque em Resolução de Conflitos) e terapeuta transpessoal, posso lhe afirmar que a paz é o caminho para mediar e acolher a todos envolvidos em qualquer disputa. 

Texto de Tânia Motta Nogueira Reis.  nreis8@hotmail.com

21 outubro 2014

26 de outubro - Campanha Muda Brasiiil! Vista-se de verde e amarelo


Nossa ONG de mulheres, MONGA, que trabalha pela paz nos lares e tem como tema “Educar é proteger!”, convoca cada uma de nós, a trabalhar pela mudança do governo do Brasil, respondendo com o seu voto consciente nas eleições de 2014, através dessa "Campanha Muda Brasiiil!"


Pedimos que este tema ELEIÇÕES 2014, seja discutido com seus filhos, colegas, amigos, empregados, para que todos possam votar com seriedade, para resgatarmos a honestidade e decência, inexistentes no governo brasileiro atual, que por ser corrupto, é incompatível com o caráter e dignidade do nosso povo brasileiro.

Atendendo ao pedido de professores e analistas políticos, de que todas as instituições de ensino, empresas e imprensa deveriam declarar, explicitamente, o seu apoio a algum dos candidatos, resolvemos fazer esta campanha para apoiar Aécio Neves, por vários motivos, mas elencaremos cinco deles:

1.  O candidato Aécio Neves declarou que gostaria de ser reconhecido, ao final do seu governo, como “o presidente que investiu na educação”. 

2.  Queremos que o PT saia da presidência do Brasil, por uma série de denúncias comprovadas de todo tipo de  desvio de verbas e corrupção, que nos envergonha nacional e internacionalmente.

3.  O PT utilizou muitas ONGs para “lavagem de dinheiro” da corrupção, tingindo de vermelho da vergonha, tantas outras ONGs que perderam a sua credibilidade só por ser ONG – Organização Não Governamental.

4.  Queremos voltar a crescer economicamente e termos melhores salários e empregos, através de reformas tributária e política.

5.  Desejamos que todos os movimentos de quebra-quebra (violência nas ruas), feitos na época da Copa do Mundo, em todos os estados do Brasil, sejam representados nas urna, com paz e segurança.

 
Portanto, solicitamos que, durante esta semana que antecede o dia 26 de outubro:

- você vista VERDE E AMARELO no dia das eleições,

- coloque as bandeiras nacionais no seu carro, na sua casa, como se você tivesse torcendo pela Copa novamente, mas, dessa vez, vamos ganhar o jogo!

 

- caminhe com seus cães vestidos de VERDE E AMARELO.

 
 
- coloque o VERDE E AMARELO na linha do tempo do Facebook, podendo copiar livremente os posts abaixo, pois criamos esses post pensando em você.

 
 
 
 
 
 
 - demonstre o seu patriotismo com ALEGRIA e FÉ, pois é assim que mudaremos o clima de terror e medo disseminado pelo PT.


 
Finalizando a nossa campanha, nesta data de 26.10, queremos cantar juntos, ao final do pleito das eleições de 2014, o Hino da Independência do Brasil: "Brava gente brasileira, longe vá temor servil.  Ou ficar a Pátria livre, ou morrer pelo Brasil.  Ou ficar a Pátria livre, ou morrer pelo Brasil."

Assista ao vídeo e cante junto: https://www.youtube.com/watch?v=rOvK3yaHZhA



Letra do Hino da Independência:
(letra de Evaristo Ferreira da Veiga e
música de D. Pedro I)


Já podeis da Pátria filhos
Ver contente a mãe gentil
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
Já raiou a liberdade
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil
Houve mão mais poderosa
Zombou deles o Brasil
Houve mão mais poderosa
Houve mão mais poderosa
Zombou deles o Brasil

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil

Não temais ímpias falanges
Que apresentam face hostil
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil
Vossos peitos, vossos braços
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil

Parabéns, ó brasileiros!
Já, com garbo varonil
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil
Do universo entre as nações
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil!


 
Vamos, juntos, mudar o Brasil e criar um futuro melhor!  Compartilhe.


 
Texto por Tânia Motta Nogueira Reis, advogada, escritora e presidente da MONGA – Mulheres Organizadas e Não Governadas Anônimas.  www.monga.com.br

11 setembro 2014

21 de setembro - Dia Mundial da Paz





Sendo a família a célula da sociedade, urge que as famílias estejam cada vez mais centradas na edificação diária da paz nos lares, já que acessamos tantos conteúdos caóticos (notícias, sites, novelas, programas televisivos e mídias sociais).

Na nossa casa, temos um “combinado” sobre os temas caóticos acima, que não devem ser abordados durante as refeições, sendo uma forma de honrarmos a alegria e a gratidão de estarmos juntos para mais uma alimentação em família, sempre com o astral elevado.

Assim como escolhemos a dieta da nossa família, precisamos fazer uma seleção cuidadosa dos assuntos que vão à mesa. A união familiar em torno da mesa do jantar ou do almoço do domingo deve construída com temas agradáveis e leves, com assuntos construtivos e edificantes, já que estamos alimentando os nossos corpos e a nossa alma.

Durante a semana, toda reportagem de revistas, jornais e sites, são também compartilhados entre nós, para falarmos, pessoalmente no fim do dia.  É quase como o “nosso noticiário”, quando nos atualizamos sobre nossos assuntos pessoais e quando emitimos o nosso pensamento sobre os temas abordados.  Acho uma forma educativa de nos informarmos e de nos conhecermos melhor, fortalecendo a rede protetora e educativa do nosso lar.

No domingo, todo final da tarde, oramos e agradecemos a oportunidade de estarmos juntos nessa experiência terrena, como pilares de luz, construindo o nosso tempo de amor e paz que chamamos de lar.



Por isso, sei que é possível construirmos a paz nos lares, com trabalho, empenho e muita compaixão por nós mesmos e pelos outros.

Fundei, em 2002, a MONGA – Mulheres Organizadas e Não Governadas Anônimas (www.monga.com.br), para fortalecer a mulher e a família, na construção da paz nos lares. Escrevo livros e blogs, dou palestras em escolas e organizações, e hoje,  também como terapeuta familiar, posso garantir que há um caminho da virtude e o da não-virtude, basta escolhermos a rota certa e honrarmos cada passo.



Outros autores também reforçam o meu pensamento, que agora, compartilho com você: O Dalai Lama nos ensina: “Não permita que o comportamento do outro tire a sua paz”; John Lennon cantava “Imagine all the people living life in peace. You may say I’m a dreamer, but I’m not the only one.” (Imagine todos os povos vivendo em paz.  Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único).



O dia  “21 de setembro – Dia Internacional da Paz” foi declarado pela ONU, em 30 de novembro de 1981, com o intuito de chamar a atenção mundial pela PAZ e pela não-violência em áreas de conflitos ao redor do mundo.  Desde então, a ONU tem celebrado este dia para que as pessoas possam pensar na paz, em suas várias formas e projetos pela paz nas cidades, países e organizações ou, individualmente, fazer uma ação de paz neste dia.



Programe-se com sua empresa, amigos, vizinhos, para fazerem uma ação pela paz, neste domingo, dia 21 de setembro, e compartilhe este blog com os amigos e familiares.

Muita paz!

07 agosto 2014

Pais, representantes de Deus na Terra.


Ao nos lembrarmos da notícia da gravidez,  que nos encheu de bençãos e prosperidade para deixarmos de ser "os filhos" e passarmos a ser "os pais", faz-nos refletir que esta mesma alegria deve perdurar em todos os momentos da vida da criança, do adolescente, do jovem adulto e do adulto, em nossa companhia, nessa jornada terrena.

Gostaria de compartilhar o meu olhar de mãe, advogada e psicoterapeuta com você: nossos filhos vieram a nós com uma "procuração cósmica assinada por Deus", para amarmos e zelarmos por eles, com a outorga do Pai Celestial, para que eles sejam felizes e prósperos, para que eles possam dar continuidade a obra da Criação, já que somos herdeiros de tudo o que o Criador fez.  Assim sendo, o maior compromisso de todos os pais é de sermos os representantes de Deus na Terra.

Nossos filhos nos olham com os olhos de Deus.  Através de nós, eles procuram a presença do Pai Celestial, da Mãe Divina e sentem muita falta do Verdadeiro Pai - Deus.   Uma falha nossa como desamor, egoísmo, intolerância, negligência e imperícia na criação os filhos repercutem, para eles, como se Deus não estivesse olhando por eles ou, simplesmente, não existisse.

Enquanto filhos, que também somos, sentimos a presença de Deus em cada gesto nobre, gentil e amoroso que nossos pais nos fazem, mostrando, através do bom exemplo, os valores humanos, com  limite, equilíbrio e acolhimento das nossas almas.




Neste Dia dos Pais, desejo que possamos renovar a alegria de termos sido abençoados com os nossos filhos e a certeza de estarmos cumprindo todos os poderes de Deus, que nos foram outorgados, naquele dia em que saímos da maternidade e assinamos (talvez sem ler), em nossos corações, aquela "procuração cósmica".

Texto de Tânia Motta Nogueira Reis, escritora, advogada, palestrante motivacional e terapeuta. 

Contato:
nreis8@hotmail.com