22 junho 2015

Autoconhecimento: Caminho Seguro para Autoestima Elevada.

O excesso de exposição dos nossos filhos ao computador, com imagens irreais sendo tratadas com recursos e programas digitais, tem levado a nossas crianças e adolescentes a não aceitarem a aparência dos coleguinhas e amigos reais, bem como a sua própria aparência frente ao espelho.

Estamos vivendo uma época de "aparentar, ter, mostrar e descartar" de uma forma tão intensa e crítica, que após a moda de tirar foto de si mesmo de perto, chamada “selfie”, as cirurgias faciais aumentaram muito e consultas a consultórios de cirurgiões plásticos, especialmente rinoplastia (cirurgia estética de nariz), no mundo todo.

Estudos realizados pela Academia Americana de Cirurgia Facial Plástica e Reconstrutiva (AAFPRS) demonstram que o aumento de 10% no número de rinoplastia realizadas nos EUA em 2014, em comparação com o mesmo período de 2013.




Claro que se você tira uma foto de uma perspectiva desfavorável, colocando a câmera muito acima de você ou abaixo de você, fica perceptível a distorção da imagem. 




Isto não significa que você precisa se operar e, sim, que talvez você precise fazer um curso de fotografia... Fica a dica para as mães de adolescentes que não aceitam a nova aparência, pelo fato de estarem crescendo, modificando o corpo e exagerando nas fotos “selfie”.

  
Sintomas de baixa estima geralmente são: sentimento de inferioridade, insegurança, excesso de autocrítica, dificuldade de impor limites, necessidade de aprovação, dificuldade em aceitar elogios, vulnerabilidade emocional, tristeza e pessimismo.

Para esses sintomas, os pais devem estar atentos e presentes na forma de redirecionar as queixas e lamentações dos jovens, para uma realidade amorosa de encarar a vida e suas fases.  Sendo muito útil se colocar no lugar o outro e trazer o bom humor para mais perto de si, ao relembrar que os pais também já passaram por fases em que os filhos passam hoje. 

A necessidade de pertencimento ao grupo familiar, escolar, de amigos, faz com que o jovem esteja se analisando e questionando o outro, o tempo todo.   Aceitar as diferenças e conduzir, com amorosidade, esta fase da vida dos filhos, requer atenção, em especial à quantidade de tempo que eles passam no mundo virtual: computador, filmes e TV.

Para encarar esta situação com bom humor, se a mulher abrir uma revista num salão de beleza, por exemplo, até para as mulheres que se acham bonitas, dá vontade que você “se internar” e sair outra.  Porque você acredita nas imagens mostradas e nas fotos de tratamentos (antes e depois), que os comerciais editam, como se fossem reais.  Então, avalie a cabecinha de uma adolescente exposta a tantos truques de imagem?



Veja esses dois vídeos reveladores:

Converse amplamente com seus filhos, amigas e compartilhe esta nossa campanha.  Já que não podemos frear a indústria da produção de seres irreais, que tal termos consciência dela?!?


https://www.youtube.com/watch?v=YVqC9j11c1o

Portanto, nossa ONG de mulheres, vem resgatar todas as MULHERES REAIS e lhes informar que o autoconhecimento é a melhor saída, para você se lembrar de que você é uma pessoa de verdade, valorizando as suas conquistas, lembrando de termos gratidão por cada ano vivido e conquistado com o amor e dedicação a nossa família, a nossa profissão, amigos, pois estamos cada dia melhores e mais poderosas.

Texto por Tânia Motta Nogueira Reis.