08 julho 2015

O Novo Padrão de Beleza - por Diana Motta

                                                                
                           Texto por Diana Motta, em 08.07.2015


Pesquisadores da Universidade de Westminster do Reino Unido executaram um teste sociológico: conduziram uma mulher a três bares diferentes e ficaram observando quantas vezes ela era cortejada. E com um detalhe -  antes de cada saída, ela trocava a cor do cabelo, de loiro claro, castanho escuro ou ruivo. O resultado foi que, quando ela estava loira, foi abordada 60 vezes; morena, 42, e ruiva, apenas 16.

Já, em outro teste, feito pela mesma equipe de pesquisadores, com homens escolhidos aleatoriamente, tiveram que avaliar fotos de mulheres loiras platinadas, morenas e ruivas sob vários critérios: se lhe pareciam inteligentes, arrogantes ou promíscuas, por exemplo. Apenas observando fotos das moças.

Dessa vez, as loiras não se saíram tão bem assim. Os homens as avaliaram como “necessitadas”, pois precisam platinar o cabelo para corresponder ao padrão de beleza e deste modo atrair o sexo oposto, em vez de estar contente com sua cor original. Como a maior parte da população é morena, assemelha-se mais ao natural, de acordo com a visão masculina, segundo a pesquisa. Portanto, as morenas foram eleitas como as atraentes.


Vejamos então, como é paradoxal a sociedade, ora prefere-se platinadas, ora morenas. Mas, sabe qual é de fato o padrão mais belo? A pergunta que com certeza estampou incontáveis revistas, noticiários e pesquisas. Além de fazer-se presente e inquieta na mente de inúmeras mulheres. O que define mesmo a beleza de uma mulher é o amor que ela tem por ela mesma. Que esta seja a nova moda! Mulheres de todo o mundo, tonifiquem suas madeixas, não, com tinta, mas com todo o amor que houver em seu ser.
Endireite o fio, não, com chapinha, ou babyliss, para ficar ondulado como o de Gisele Bündchen, mas com carícias de suas próprias mãos ternas. Para obter lábios perfeitos, beije mais seus entes queridos. E para intensificar o olhar, coloque nele o brilho dos seus mais belos sonhos.


Segundo a sábia atriz Fernanda Montenegro: “A beleza só importa nos primeiros 15 minutos. Depois você tem que ter algo a mais para oferecer.” E acrescento: tem que ter mais a oferecer não somente ao outro, mas principalmente, a você mesma! Que os seus momentos, a sós, sejam de pura felicidade. Tem que sentir-se bem consigo mesma. Pois, você será sua melhor companhia, na maior parte do tempo, porque você veio ao mundo sozinha e passará para o outro lado nesta mesma condição.





Deixe as revistas de moda de lado; as pesquisas de qual é a cor de cabelo mais compatível com o tom de sua pele, e também não visite o salão com tanta frequência. Use este tempo, em atividades prazerosas para você: inscreva-se em cursos; viaje para um novo lugar; medite; pratique esporte; desenhe e pinte mais, e encontre-se com seus entes queridos. Invista em sua felicidade!  Que este seja o novo padrão de beleza - o amor que se tem por si!

Diana Motta - estudante de Psicologia, acadêmica do NSHSS - National Society of High School Scholars - EUA (Sociedade Nacional dos Acadêmicos do Ensino Médio americano), ilustradora do livro "Casei de Ser Sapo! Guia Básico para Príncipes". www.anaturezaadolesceemmim.blogspot.com.br
e-mail de contato: dianamotta15@hotmail.com